Onde Estão As Proteínas Musculares?


Se os músculos são os maiores depósitos orgânicos de proteínas (e, por consequência, de aminoácidos), você já parou para pensar que proteínas são essas? De onde vêm essa grande quantidade de aminoácidos para o "pool" existente?
Grande parte da proteína muscular é proteína contrátil (actina e miosina), proteína reguladora (troponina ou tropomiosina) ou as chamadas proteínas gigantes (titina, a maior proteína humana conhecida - o colágeno é a mais abundante, chega a 1/3 do total no organismo - a nebulina e obscurina, proteínas chamadas de "acessórias da contração muscular").
Não são estas proteínas todas, no entanto, as maiores fontes de aminoácidos a serem utilizados como energia alternativa pelo organismo.
80% dos aminoácidos do organismo estão localizados no músculo, no que se costuma chamar de "pool". São aminoácidos livres, que estão "indo (sendo mobilizados para serem transportados aos destinos) e vindo" ("entrando" no próprio "pool").
Três deles (a glutamina, o ácido glutâmico e a alanina) representam perto de 80% do total, enquanto que os aminoácidos essenciais (dados necessariamente pela dieta, não sintetizados pelo organismo) somam apenas pouco mais de 8% (o que pode talvez explicar a grande polêmica sobre as necessidades diárias de proteínas na alimentação).


Comentários