Transaminases (Rabo no Burro)


Existia uma brincadeira inocente de criança no passado que consistia em tentar colocar o rabo no burro (desenhado, no verdadeiro seria mais perigoso) de olhos vendados. Quem chegasse mais perto do local correto, vencia.
As transaminases são enzimas que gostam dessa brincadeira. Elas passam o tempo todo "tirando o rabo" de um aminoácido e colando noutro ácido (um cetoácido), trocando, então, a identidade e a denominação deles (o aminoácido vira cetoácido, e vice-versa).


Para que isso? Só por diversão?
A presença do "rabo" do aminoácido (o grupo amina, nitrogenado) é o que diferencia os aminoácidos de outros ácidos carboxílicos. Essa interconversão realizada pelas transaminases é importante para determinar o destino da cadeia carbônica: "pelada" ou "sem rabo" (sem a amina) terá como destino a entrada no ciclo de Krebs como energia, transformando-se em piruvato e acetilCoA (ou em oxalacetato*), ou ainda a reconversão em aminoácido. 
Aminoácidos se recriam o tempo todo, de acordo com as necessidades energéticas do organismo. Em momentos de anabolismo, há construção, "poupança" de aminoácidos (na forma de proteína muscular) e a criação de gordura com aminoácidos desaminados (cadeias carbônicas de sobra). Em momentos de catabolismo, há quebra dos aminoácidos para outro destino: a "simples" produção de energia.
O glutamato costuma ser o último aminoácido, "coletor" de grupos amina a ser desaminado (nada a ver com desanimado, como você deve estar se sentindo agora lendo tudo isso!) para produzir energia (catabolismo) ou para ser estocado (anabolismo) na forma de gordura.
* A transformação do alfa-cetoglutarato (um cetoácido) mais aspartato (um aminoácido) em glutamato (um aminoácido) mais oxalacetato (um cetoácido) é a principal conversão realizada pelas transaminases e a principal "porta de entrada" das proteínas no ciclo de Krebs (o alfa-cetoglutarato é um dos reagentes do ciclo).



Veja, então, a importância das transaminases: são reguladoras ou "equilibradoras" dos grupos amino, tão caros ao organismo!

Comentários