Enzimas Reguladoras


As enzimas chamadas reguladoras apresentam normalmente um chamado Km baixo.
O que isso significa?
Enzimas como a hexoquinase (primeiro passo da degradação da glicose, a glicólise) são saturadas rapidamente (menor o Km, mais rápida a saturação da enzima), pois muito ávidas pelo substrato.
Isso faz com que não importa quanto substrato a mais venha, não haverá mais enzima para metabolizar esse substrato (passo limitante da via metabólica). 
É como um "gargalo metabólico". 
Imagina se não houvesse isso: teoricamente você "estouraria" a via metabólica, como alguém que não parasse de comer até passar muito mal.
Para onde vai esse substrato cuja enzima está saturada?
É desviado para outra via.
No caso da glicose com a hexoquinase, a "sobra" desvia-se para o estoque (formação de glicogênio no fígado*) e para a via das pentoses-fosfato (formação e regeneração do DNA, RNA e NAD).
*Não esquecer, no entanto, que as células hepáticas possuem uma enzima (a glicoquinase) com a mesma função da hexoquinase, mas com uma avidez muito menor pela glicose. Assim: só depois de satisfeitas as necessidades de todas as células pela glicose disponível é que a enzima hepática está autorizada a estocar (na forma de glicogênio), por isso a diferença de Km.



(Km: concentração de substrato necessária para que se atinja a metade da Vmáx)

Comentários