Acetil Coenzima A


A acetil coenzima A (acetilCoA para os íntimos!) é uma molécula central no metabolismo, mas costuma ser uma incompreendida!
O motivo, eu suspeito, está no próprio nome.
O que é uma acetil CoA, exatamente?
É uma enorme de uma molécula (a coenzima A) que "passeia" levando para lá e para cá uma "porcaria" de uma outra molécula (o grupo acetil - desculpa aí, acetil!).
Basta uma olhadela na acetilCoA para se entender:



Você pode encarar uma molécula de coenzima A (em preto) como um braço mecânico que segura na ponta um grupo acetila (em azul). Olha a simplicidade dessa acetila: dois carboninhos, com um grupo carbonila (carbono com oxigênio em ligação dupla)! É esse grupo - a acetila - que vai fazer parte de um monte de coisas importantes no organismo, quando separado da coenzima A (a mais importante: fornecer esses dois carbonos para a junção com o oxalacetato - 4 carbonos - na formação do ácido cítrico, de 6 carbonos, no ciclo de Krebs).

(Curiosamente, a acetila é parte de três medicações comumente usadas: a acetilcisteína, o acetaminofen - ou paracetamol - e o ácido acetil-salicílico, ou aspirina. Outra curiosidade: ponha uma hidroxila na acetila: 


aí está o ácido acético - ou vinagre - que é o ácido graxo mais curto que você pode criar. O resto dos ácidos graxos vêm do encompridamento desse ácido!)

Comentários