Um Solitário Par de Elétrons



Ótimo título para um filme (de faroeste, principalmente).
Moléculas importantes na bioquímica possuem átomos muito eletronegativos ("puxam cargas" positivas para eles com muita intensidade), como o oxigênio, o nitrogênio, o fósforo e o enxofre.
Nessa combinação de átomos, os pares de elétrons da camada de valência que não estão combinados (em ligação) são chamados de "pares solitários de elétrons" (que, apesar de "solitários" podem ser mais de um).



(não são marcianos: são a representação dos pares solitários de elétrons da amônia, da água e do ácido clorídrico)

Esses elétrons tanto tornam as moléculas polarizadas, quanto favorecem (interferem com) a aproximação de outras moléculas, criando ligações dativas, em muitos casos vitais nas reações orgânicas.
A bioquímica da ação enzimática se baseia muito nessa transferência de elétrons ("pulos" nas flechas do exemplo abaixo, da ação dos resíduos de aminoácidos da enzima digestiva quimiotripsina nos seus substratos): 




Um outro exemplo (relativamente complexo) é a chamada glicação, a união não enzimática de proteínas orgânicas a açúcares (glicose, principalmente), vinculada a muitos dos processos ligados ao envelhecimento (cataratas, degeneração renal, etc.).


Comentários