"Redução": Redução do Que, Mesmo?


O termo "redução" das oxireduções costuma gerar confusão nas cabecinhas.
Está reduzindo o que, exatamente?
É bom saber que esse termo é somente um termo (poderia ser trocado por "banana frita": essa molécula "bananafritou", não ficaria mais divertido?). 
Significa "reduzir-se ao estado original" num contexto histórico, quando se buscava entender se algo que era oxidado (na época "oxidado" era apenas "reagido com o oxigênio") poderia voltar a ser o que era (reduzir). Esqueça!
Felizmente nós, que estamos estudando bioquímica, podemos simplicar bastante os conceitos:
Uma molécula que se reduz ganha elétrons. E elétron é "tudo" no organismo! Significa dizer: é potencial de troca lá no finalzinho da fosforilação oxidativa para "fazer" ATP. Molécula reduzida "vale mais" do que sua contraparte, a que foi oxidada, a que gastou sua energia (seus elétrons) para "construir" aquela.
E como é que a gente sabe isso, se ela foi reduzida?
Via de regra (na bioquímica, um ramo da química orgânica, mais fácil do que na inorgânica!) olhando para as duas moléculas presentes:
A molécula reduzida costuma ser maior (aí uma grande confusão, reduzida é maior!).
Mas principalmente a reduzida tem mais átomos de hidrogênio (que quase sempre se consegue ver "na hora", com uma simples olhadela) ou menos átomos de oxigênio.
A molécula oxidada (que você está autorizado (a) a interpretar como "gasta") tem, inversamente, "oxigênios a mais" (aí não tem confusão) também visíveis (ou reforçado, por exemplo, com dupla ligação ao invés de ligação única, indo da mais reduzida para a mais oxidada) ou seus átomos de hidrogênio "podados", "cortados fora" (tudo isso visível à inspeção).

Um dos exemplos mais comuns no organismo: a redução do piruvato para lactato. Veja que a ligação com oxigênio "enfraqueceu" (dupla para única) e "apareceram" dois hidrogênios a mais (e aí, concomitantemente, para que isso acontecesse, o NADH, na equação, oxidou).


Um exemplo mais "sutil" é a dessaturação de um ácido graxo, transformando-se de saturado à insaturado, neste uma oxidação. A criação de uma dupla ligação carbônica também "poda" hidrogênio da molécula:


Comentários