Ácido Pirúvico (Você é um Homem... ou uma Levedura?)


O ácido pirúvico (ou piruvato) é o destino final da metabolização aeróbica da glicose, nas suas dez etapas.
O que fazer com o piruvato quando falta oxigênio vai definir se você é um ser humano ou uma levedura (caso você ainda não saiba!).
O ácido pirúvico é uma mistura de um ácido carboxílico com uma cetona e será reduzido (ou "fermentado", de uma certa forma "encorpado", para usar a terminologia das cervejas) à ácido lático no organismo humano, podendo ser utilizado como um combustível pelas células musculares e cerebrais. Onde mais encontramos ácido lático? Nos leites fermentados, como os iogurtes.
Ao se olhar a fórmula, há duas hidroxilas no ácido lático, enquanto no piruvato (ou ácido pirúvico) há uma só.

   (Ácido lático)

 (Ácido pirúvico)


A segunda hidroxila o transforma numa mistura álcool + ácido carboxílico (enquanto a carbonila do piruvato é cetona associada ao ácido carboxílico). Mas é um "álcool leve", um alquinho de bebê, um iogurte!
A levedura "pega mais pesado": transforma o mesmo piruvato criado pela glicólise em álcool, o etanol (com uma só hidroxila e a liberação - ou o "gasto" - de um CO2 no processo, passando pelo acetaldeído como um intermediário).

O álcool também "alimenta". No ser humano no processo metabólico inverso inicial da própria levedura: de etanol a acetaldeído (somente que de acetaldeído à acetato, e não à piruvato). Acetaldeído, aliás, responsável pela toxicidade do etanol.

Comentários